SITE INTERNACIONAL DE NOTÍCIAS, INFORMAÇÕES, OPINIÃO SOBRE ECOLOGIA, MEIO AMBIENTE E CULTURA

Mergulho livre com tubarões

A forma mais extrema de mergulho com tubarões é literalmente nadar entre eles em seu habitat natural. Sem gaiola, sem link de segurança com o barco. Apenas você e os tubarões no amplo mar aberto. No momento, existem apenas poucos lugares na Terra que permitem que você veja os tubarões sem uma gaiola, mas você pode achar que a experiência vale a viagem.

 

Você é um convidado no habitat do tubarão; permaneça calmo e ele vai mostrar apenas curiosidade
© Ian Scott / iStockphoto
Você é um convidado no habitat do tubarão; permaneça calmo e ele vai mostrar apenas curiosidade

Ao contrário do mergulho em gaiola, você não pode apenas mergulhar direto: há alguns passos a serem considerados para que você possa nadar com um dos predadores mais temidos da natureza. Primeiro de tudo, você tem que ter um certificado de Mergulho Livre Avançado (Advanced Open Water certified), que é o nível mais alto de certificação para mergulho autônomo. Basicamente, você tem de provar que você pode se virar em mar aberto como mergulhador [fonte: Shark Diving International].

Sendo esse o caso, você vai precisar de todo aquele equipamento para mergulho autônomo – roupa, regulador de ar, tanque de ar – e talvez uma vara ou um objeto pontudo para espantar a besta, só por precaução. O mergulho autônomo é uma atividade segura, mas é sempre importante lembrar que tubarões são animais selvagens e podem ser imprevisíveis.

 

Isso dito, como você deve se comportar em um mergulho em mar aberto? A melhor coisa a lembrar é que você é um convidado na casa do tubarão. Então, deixe o tubarão nadar para você em vez de você persegui-lo por aí. Mantenha-se mais próximo possível do fundo e em pé. Estar bem embaixo d’água diz ao tubarão que você não é uma grande preocupação, e os tubarões são geralmente menos ameaçados por seres mais altos, verticais e planos. Também é importante permanecer à vista de outros mergulhadores, mas faça as coisas sozinho. Os tubarões parecem ficar mais nervosos com grupos de mergulhadores do que com várias pessoas sozinhas [fonte: Martin].

Fique de olho no seu companheiro de mergulho enquanto aproveita a vista dos tubarões
© Ian Scott / iStockphoto
Fique de olho no seu companheiro de mergulho enquanto aproveita a vista dos tubarões

 

Por fim, divirta-se! Você está partilhando a casa de uma das criaturas mais majestosas do planeta. Tubarões são naturalmente curiosos e ficarão felizes em fazer um exame minucioso nos recém-chegados. Tê-los tão perto dará a você a chance de ver os tubarões de uma nova forma e quase certamente mudará sua perspectiva sobre como eles vivem.

Você está pronto para mergulhar e passear com alguns desses animais incríveis? Continue lendo para descobrir os melhores locais para mergulhar com tubarões.

 

Territórios favoritos dos tubarões

Uma das coisas mais importantes a se saber sobre tubarões é que eles são criaturas de habitat e vão assombrar as mesmas áreas ano após ano. Eles viajam para esses lugares à medida que as estações mudam e suas fontes de comida se movem. Companhias surgiram ao redor do mundo para garantir a seus clientes que eles estão nos lugares certos e na época certa.

O mergulho em gaiola permite ver os tubarões bem de perto, em segurança
Great White Shark/ Reprodução
O mergulho em gaiola permite ver os tubarões como o grande branco bem de perto, em segurança; a África do Sul é um dos principais pontos de mergulho com tubarões brancos

A região sul da Califórnia, a África do Sul e a Austrália reinam como alguns dos melhores lugares para avistar tubarões. Geralmente, as companhias de mergulho com tubarões operam do continente e viajam para as águas em torno de ilhas para os mergulhos. Por exemplo, Isla Guadalupe, ao largo da costa de Baja, na Califórnia, se tornou um lugar popular para interessados em passar algum tempo com os tubarões. Dyer Island, perto da África do Sul, ou Ilhas Fiji, também são ótimos locais de mergulhos. Todos esses pontos são conhecidos “pontos de encontro” de tubarões que darão aos mergulhadores a chance de fazer o dinheiro gasto na aventura valer a pena [fonte: Shark Diving International, Africa Diver].

Como mergulho com tubarões é um negócio um tanto especializado, as companhias com frequência fornecem todos os suprimentos para seus clientes com tudo o que eles precisam para um mergulho bem-sucedido. Para começar, muitas viagens são “all-inclusive” e incluem acomodações, refeições no barco. Como mencionado anteriormente, todo o equipamento também é fornecido pela operadora, e você provavelmente vai ter de tomar algumas aulas básicas de segurança antes do primeiro mergulho. A maioria das companhias oferecem seguro que pode cobrir tudo – de uma bolsa perdida à morte acidental ou desmembramento.

O custo da viagem varia dependendo do tempo que você mergulhará e de quão longe você terá de se deslocar para chegar lá. Viagens de um dia começam em US$ 700, enquanto viagens de cinco a nove dias ficam em torno de US$ 3,2 mil [fonte: Shark Diving International].

Bom, agora você já agendou sua viagem, recebeu suas instruções de mergulho no barco e está pronto para pular na água. Mas que tipos de tubarões você verá enquanto desce para as profundezas?

 

CONTINUA