SITE INTERNACIONAL DE NOTÍCIAS, INFORMAÇÕES, OPINIÃO SOBRE ECOLOGIA, MEIO AMBIENTE E CULTURA

Peru comprará satélite para contribuir com o desenvolvimento e a segurança do

país

Com Dialogo-Americas

AFP
Foto de arquivo de uma imagem de satélite que mostra mudanças climáticas na América do Sul em 2005. A compra de um sistema satelital pelo Peru proporcionará informação para contribuir com o desenvolvimento nacional. REUTERS/Paulo WhitakerFoto de arquivo de uma imagem de satélite que mostra mudanças climáticas na América do Sul em 2005. A compra de um sistema satelital pelo Peru proporcionará informação para contribuir com o desenvolvimento nacional.
REUTERS/Paulo Whitaker

O Peru comprará um satélite de observação da Terra que contribuirá para o desenvolvimento, nacional, a defesa e a segurança do país, informou em 26 de março o Ministério da Defesa peruano.

“O Estado peruano, através do Ministério da Defesa, será proprietário de um sistema de satélite que proporcionará informações oportunas e adequadas para contribuir com o desenvolvimento nacional”, informou a instituição militar em um comunicado.

O órgão diz que com as informações obtidas por meio do satélite será possível melhorar a vigilância e a segurança do território nacional e garantir o bem-estar social.

“O sistema de satélite será um grande aporte à segurança e à defesa nacional, visto que contribuirá com a proteção de nossas fronteiras, com a luta contra o narcotráfico e o terrorismo, e com o monitoramento de plantações ilícitas”, segundo a nota.

Ele será útil ainda para a preservação das florestas amazônicas, localizar qualquer atividade ilegal de corte indiscriminado de árvores, e conseguirá monitorar o derretimento de geleiras, a contaminação de rios e lagos.

O sistema também monitorará as variações ocorridas no Peru, contribuirá para a prevenção, identificação e amenização de possíveis desastres naturais.

O Ministério garantiu que a aquisição do sistema de satélite colocará o Peru entre os países com a mais avançada tecnologia na região no que se refere à captação de imagens de satélite.