SITE INTERNACIONAL DE NOTÍCIAS, INFORMAÇÕES, OPINIÃO SOBRE ECOLOGIA, MEIO AMBIENTE E CULTURA

Baixas temperaturas estimulam visitas às montanhas capixabas

Com a Follha da Cidade

Com o avanço do outono e a proximidade do inverno, o frio se instala nas montanhas capixabas, já registrando temperaturas que chegam a 3,8º C. E para desfrutar desse clima gostoso no final de semana, a Secretaria de Estado de Turismo (Setur) indica as belezas da região, que integra a Rota do Mar e das Montanhas.

A rota é formada pelos municípios de Viana, Venda Nova do Imigrante, Marechal Floriano e Domingos Martins que oferecem várias opções para os visitantes. E o melhor: tudo isso a poucos quilômetros da capital Vitória.

Em Venda Nova do Imigrante, a dica é desfrutar das delícias produzidas pelas propriedades de agroturismo, que além dos licores, queijos, bolos, massas e biscoitos oferecem uma ótima oportunidade de conhecer o cotidiano da vida rural. Para os aventureiros, o Morro do Filleti é a melhor pedida. Com 1100 metros de altura, o morro conta com uma excelente rampa para prática de asa-delta e parapente.

O município de Viana oferece aos visitantes a Casa da Cultura. A construção, uma das mais antigas do Estado, ostenta arquitetura açoriana e já hospedou o imperador D. Pedro I, em 1860. Outro destaque é o Museu Ferroviário, que também é ponto de partida do Trem das Montanhas Capixabas. Da janela do trem é possível apreciar belas paisagens, que abrangem desde pontes e abismos a cachoeiras preservadas no meio da Mata Atlântica. Mas os atrativos não param por aí: a cada estação um pouco de cultura e história da região é agregada ao magnífico passeio.

Domingos Martins guarda as marcas da colonização alemã e italiana e o Museu Histórico e Casa da Cultura retrata toda essa história, com mobiliários antigos e objetos trazidos da Europa. O centro histórico da cidade é belíssimo e tem como um dos destaques a Igreja Luterana, construída em 1866. Tudo isso emoldurado pela belíssima vista da Pedra Azul que, com seus 1.822 metros, se destaca na paisagem da região.

Em Marechal Floriano, visitar os orquidários de Nego Plantas e Florabela Orquídeas é uma ótima oportunidade para conhecer as centenas de espécies ainda preservadas nas matas ao redor da cidade. A Cachoeira do Bem-te-vi é outro importante atrativo do município. Nas trilhas até a queda d’água, vale a pena conferir o jequitibá secular de 50m de altura e 8m de diâmetro. Ao chegar à cachoeira, com certeza o visitante vai se impressionar com os 40m de queda e a beleza proporcionada pela natureza do local.

Vale ressaltar que toda a região conta com boa estrutura hoteleira e de pousadas, que junto com todo o encanto das montanhas, com certeza fazem da Rota do Mar e das Montanhas um destino inesquecível.

Com informações do Secretaria de turismo do Governo do Estado.

Comentários em: "MONTANHAS DO ESPÍRITO SANTO" (1)

  1. E por falar em “Trem das Montanhas”, os turistas que fizeram o passeio no domingo, dia 06 de junho, tiveram a oportunidade de apreciar uma festa junina em Araguaia.

    http://blog.turismorural-es.info/2011/06/06/araguaia_festa_junina/

Os comentários estão desativados.