SITE INTERNACIONAL DE NOTÍCIAS, INFORMAÇÕES, OPINIÃO SOBRE ECOLOGIA, MEIO AMBIENTE E CULTURA

Como funciona o mergulho com tubarões

por Thomas Moore – traduzido por HowStuffWorks Brasil

Não é preciso ir para o alto-mar para ver tubarões como o tubarão-de-pontas-negras-do-recife
© Ian Scott / iStockphoto
O mergulho com tubarões está se popularizando em todo o mundo

Você não consegue ouvir muita coisa 18 metros abaixo da superfície do mar – talvez apenas a sua própria respiração no equipamento de mergulho ou as bolhas de ar escapando enquanto sobem para a superfície. Você pode sentir seu coração batendo lentamente enquanto observa um cardume de peixes passar pacificamente. Você abaixou sua guarda, está relaxado e aproveitando a sensação do peso do oceano acima e em torno de você, e o fluxo vagaroso da corrente debaixo da superfície.

Então, no canto do olho você vê uma grande sombra deslizar das profundezas. A luz aqui embaixo é enganadora, mas definitivamente há alguma coisa grande circulando você e os outros mergulhadores. Você presta atenção nela novamente, mas ela se multiplicou em duas formas, agora três. Você percebe que os peixes que estavam nadando calmamente bateram em retirada: agora é só você, os outros mergulhadores e as sombras avultando-se e circulando até mais perto.

As formas se materializam. Cinco tubarões-de-pontas-negras-do-recife (Carcharhinus melanopterus) nadam para para dentro da sua vista, e seu batimento cardíaco, tão calmo até um minuto antes, está enlouquecendo em seus ouvidos à medida que os tubarões lentamente contorcem-se entre o seu grupo de mergulhadores. Seus movimentos são leves e fluidos, por isso você sabe que eles estão à vontade com você e com os outros humanos, e eles parecem curiosos sobre esses visitantes.

Você está mergulhando com tubarões, uma atividade que está se popularizando rapidamente para fora dos grupos de caçadores empolgados. Na verdade, mergulhar com tubarões se tornou um negócio massivo ao redor do mundo. A África do Sul, o principal ponto de mergulho com tubarões, recebe cerca de US$ 30 milhões por ano de turistas procurando ver tubarões mais de perto [fonte: CNN News].

Nas páginas a seguir, vamos ver as diferentes formas de mergulhar com tubarões, que tipos de tubarões você pode encontrar e os perigos que vê junto com ir para baixo da água com esses predadores das profundezas. A forma mais popular de mergulho com tubarões é em gaiolas. Leia na próxima página.

 

Mergulho com tubarões em gaiola

O método mais comum de mergulhar com tubarões é o mergulho de gaiola. Este método é, de longe, o mais seguro, e ainda permite que os mergulhadores cheguem bem perto dos tubarões. A gaiola, que fica presa a um barco, é geralmente um retângulo em que cabe até quatro mergulhadores de uma vez só. Uma vez na água, os mergulhadores têm uma vista enorme e desobstruída dos tubarões nadando a poucos metros ou centímetros da gaiola.

As gaiolas de mergulho podem levar até quatro pessoas cada
Shark Diver / Reprodução
O mergulho com tubarões em gaiola é uma das modalidades mais comuns. As gaiolas levam até quatro pessoas cada, e os mergulhadores podem usar tanque de oxigênio ou receber ar por uma espécie de mangueira ligada ao barco

O que você vai precisar se quiser mergulhar na gaiola com os tubarões? Manter seu medo sob controle, para começar. Depois disso, você só precisa do equipamento básico de mergulho com snorkel ou de mergulho autônomo, como roupa de neoprene, snorkel, cinto com lastro para mantê-lo embaixo d’água, e aparelhos de scuba se você for mergulhador certificado. Em vez dos tanques de ar, o barco deve ter seu próprio sistema de ar estilo huka que bombeia ar diretamente para você por meio de uma longa mangueira acoplada a um compressor de ar no barco [fonte: Alaska Mining and Diving Supply]. Isso quer dizer que você não precisa de um tanque na água, e ainda pode ficar totalmente submerso para conseguir a melhor vista. A empresa que faz a viagem deve ter a maioria, senão todo, do equipamento que você vai precisar. Você vai saber mais sobre as várias companhias e custos mais adiante.

A gaiola

  • As gaiolas são feitas de barras de alumínio e aço misturados.
  • A gaiola mais comum é um retângulo medindo 3m x 1m.
  • A resistência das gaiolas e onde elas podem ser usadas é regulamentada na maioria das cidades onde ocorre o mergulho com tubarões.
  • Geralmente cabem quatro mergulhadores em cada gaiola.
  • Então, agora você está na gaiola e embaixo d’água. Como você sabe que os tubarões vão aparecer? De novo, a companhia de mergulho com tubarões vai cobri-lo com um rastro de “essência infalível” chamada chum enquanto você está atingindo seu ponto de âncora. Chum é uma mistura de sangue, óleo e partes de peixe. Isso cria uma sopa sangrenta que tem um cheiro delicioso para os tubarões da vizinhança. Os tubarões, com sua percepção de cheiro extremamente aguçada, vão seguir a trilha de chum até o barco. Uma vez lá, eles vão encontrar uma isca que vai prender a atenção deles tempo bastante para que você aproveite a vista. Na maioria dos lugares do mundo, é ilegal alimentar os tubarões, por isso a isca é geralmente peixe congelado colocado dentro de uma caixa presa à parte traseira do barco. Essa caixa libera um aroma delicioso para os tubarões, mas impede que eles comam o peixe [fonte: Shark Savers].

    Quando os tubarões chegam, o mergulhador pode assistir, da segurança da gaiola, os bichos circulando o barco. Um mergulho típico dura cerca de 20 a 30 minutos e dá ao mergulhador muitas chances de tirar fotos e se maravilhar com essas poderosas criaturas. Mas acidentes podem acontecer, mesmo com uma gaiola segura. E, 2009, nas águas infestadas de grandes tubarões branco, dois mergulhadores levaram um susto enorme quando um tubarão ficou preso acidentalmente na gaiola ao tentar agarrar a isca.